Publicada em 02/08/2023 às 14h21
Cachimbo – Pelo que tudo indica os Assembleia Legislativa-Ale e governo do Estado voltaram a fumar o cachimbo da paz, após um pequeno período de divergência. É que a equipe da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão-Sepog, comandada pela titular Beatriz Basílio, quando encaminhou o projeto da reforma administrativa para ser analisado e aprovado pelos deputados encaixou o que chamam de “jaboti”. Sem saber, “na confiança”, como disse o deputado Luizinho Goebel (PSC-Vilhena), aprovando o remanejamento de verbas por excesso de arrecadação pelo governo do Estado de 20% para 100%, ou seja, a ação não mais dependeria de autorização do Poder Legislativo. Os deputados Jean Oliveira (MDB-PVH), delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes), Alan Queiroz (Podemos-PVH), Cirone Deiró (UB-Cacoal) e Luizinho Goebel criticaram a ação solerte da titular da Sepog. O líder do governo Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná) destacou a atitude de o governo em retirar o item da reforma, com aprovação dos deputados no plenário, e o presidente do legislativo estadual, Marcelo Cruz (Patriota-PVH) disse que a Casa de Leis “sempre esteve e está disposta ao diálogo”, e que o problema “está superado”.
Ponto – Na reunião ordinária da Assembleia Legislativa (Ale) de terça-feira (1º), os deputados aprovaram utilização de ponto eletrônico para acompanhar os trabalhos dos servidores. As máquinas já estão instaladas em pontos estratégicos da Casa do Povo e deverão ser acionadas no próximo mês de setembro. Será a primeira vez que o ponto eletrônico será aplicado na Ale-RO, atitude elogiada pelo deputado delegado Rodrigo Camargo, pois é uma ferramenta eletrônica eficiente no controle e uma maneira de os parlamentares darem uma satisfação à população, das ações dos servidores, pois o povo é o nosso patrão.
Parceria – Uma das secretarias de maior dificuldade seja no País, Estados ou municípios é a de Saúde. É difícil conseguir viabilizar recursos suficientes para atender a demanda, o SUS, apesar de ser o maior programa social relacionado à saúde do mundo é insuficiente. O deputado Ismael Crispin (PSB- São Miguel do Guaporé) ocupou a tribuna do parlamento estadual na manhã de hoje (2) para cobrar uma maior participação dos municípios na parceria com o governo do Estado no que se refere à saúde. Apesar das dificuldades no setor, o serviço vem melhorando com as ações do secretário Jefferson Rocha, no cargo desde o início do ano.
Parceria II – O deputado Crispin, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), alertou que os deputados devem fiscalizar a aplicação dos recursos liberados pelo Estado para a área de saúde no atendimento as prefeituras. O Estado está fazendo a sua parte para que sejam reduzidas as filas para quem depende de cirurgias eletivas e exames de imagens em um eficiente trabalho compartilhado, mas é preciso que as prefeituras façam a sua parte, por isso é necessário, que os deputados fiscalizem, pois, a Sesau está fazendo a sua parte nas ações conjuntas com as prefeituras e nem todas estão cumprindo o acordo com sérios prejuízos para a população.
Machadinho – No período de 24 a 27 deste mês estará sendo realizada em Machadinho do Oeste, a 4ª Machadinho Agroshow considerada a maior mostra do gênero na região do Vale do Jamari. Atendendo proposta do deputado Laerte Gomes (PSD), os deputados aprovaram esta semana, a transferência da sede do Poder Legislativo para a cidade de Machadinho do Oeste, para realização da Assembleia Itinerante dentro do período da exposição. As Itinerantes da Ale-RO, que já foram realizadas com maior constância em vários municípios oferecem a oportunidade de o cidadão conhecer in loco o funcionamento e a dinâmica do Parlamento Estadual. A Itinerante ocorrerá no dia 24 e como sempre ocorre, as matérias que estarão na pauta são de interesses da região polarizada pelo município, no caso, Machadinho do Oeste.
Respigo
E a seleção feminina de futebol foi desclassificada da Copa do Mundo na manhã deste quarta-feira (2) pela Jamaica, após empate em 0x0. Não sabemos o motivo de o Brasil ter uma técnica sueca Pia Sundhage e ignorar um treinador como do time feminino do Corinthians, Arthur José Ribas Elias que ganhou praticamente todos os campeonatos que disputou desde o período do Audax/Corinthians +++ A imprensa esportiva brasileira elogiou exageradamente a seleção que foi desclassificada, após o empate sem gols diante da seleção jamaicana. Não foi um vexame, mas esperava-se muito mais que uma eliminação na primeira fase da Copa +++ A Jamaica é a 43ª colocada no ranking da FIFA e o time precisou fazer uma “vaquinha” para disputar a Copa do Mundo. E as brasileiras que tiveram a maior mordomia e nem conseguiram passar de fase.