Publicada em 07/08/2023 às 14h01
Duplicação – Na última semana várias pessoas perderam a vida na BR 364, a mais importante rodovia federal de Rondônia. O trecho entre Porto Velho a Vilhena, com aproximadamente 700 quilômetros é considerado o “Corredor da Morte”, pelo elevado número de acidentes fatais que ocorrem quase que diariamente. Na terça-feira (8) os ministros de Portos e Aeroportos Márcio França e dos Transportes, Renan Filho estarão em Rondônia para cumprir agenda de compromissos de o Governo Federal no Estado. Dentre eles o de duplicação da 364, que durante os períodos de safras (soja, milho, café), transporte de carne transitam cerca de 2,5 mil carretas, bitrens e treminhões/dia, além de os veículos de passageiros. Constam da agenda dos ministros, às 10h cerimônia de assinatura do projeto para duplicação da BR 364 em Itapuã do Oeste, e às 15h30 entrega da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) em Guajará-Mirim. Em seguida as solenidades serão concedidas coletivas à imprensa.
Partidos – Apesar de, ainda, não ser prioridade nas negociações de bastidores na política regional, a mudança de partido está entre os assuntos de maior relevância entre políticos e dirigentes partidários em Rondônia. Um exemplo recente é do deputado estadual Ismael Crispin, terceira maior votação para a Assembleia Legislativa (Ale) em 2022 com 23.417 votos, que deixou o PSB e não informou qual será o seu futuro partido. Crispin preside a Comissão Permanente de Constituição e Justiça, a mais importante do Parlamento estadual e tem participação das mais ativas em todas as ações da Casa do Povo com intervenções seguras e sensatas. Não há dúvida que o PSB perdeu um importante aliado e que fará falta nas eleições municipais do próximo ano, quando serão eleitos prefeitos e vereadores.
Fiero – A partir das 19h de hoje (7) no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia-Fiero ocorre palestras com o tema “A PEC 45 na Visão do Setor Produtivo”. A organização do evento é da Fiero e Instituto de Direito Tributário de Rondônia-Idetro. Participam das discussões o advogado tributarista Breno de Paula, Doutor e Mestre em Direito (UERJ), professor de Direito Tributário da Unir-RO, Luiz Fernando Pereira, secretário de Finanças de Rondônia, Marcelo Thomé, presidente da Fiero, presidente do Conselho Regional de Contabilidade-CRC-RO, José Cláudio Ferreira, representante do Departamento de Ciências Jurídicas-Unir e João Altair, da Semfaz de Porto Velho. Tema oportuno para o setor produtivo de Rondônia, a “locomotiva” da economia regional.
Ji-Paraná – O prefeito em exercício de Ji-Paraná, Joaquim Teixeira (PP), que assumiu no último dia 13 com o afastamento pela Justiça do prefeito Isaú Fonseca (UB), após denúncias de corrupção, continua promovendo mudanças na equipe de governo. Joaquim assumiu e trocou nove secretários. No final da última semana também substituiu a secretária de Saúde, Maria Odenite, assumindo em seu lugar Rafael Martins Papa, que já ocupou o cargo na administração Marcito Pinto e comandou o Hospital Municipal Claudionor Roriz, com ótimo desempenho durante o período de luta contra o covid-19.
Fundeb – No Paraná os prefeitos já estão se movimentando em razão dos cortes pelo Governo Federal sobretudo nos repasses do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação-Fundeb, que é a mais importante fonte para a manutenção e desenvolvimento da educação básica dos municípios. Prefeitos estão sendo obrigados a remanejar recursos de outras áreas para poder “tapar o rombo” devido ao corte. O prefeito de Cascavel-PR, Leonaldo Paranhos (PSC) disse que por lei, 70% dos recursos do Fundeb devem ser destinados para a folha de pagamento dos professores, mas que no momento, “temos que usar mais de 95%, o que ocasiona falta de recursos para outras ações”. Seria bom o prefeito Hildon Chaves, do União Brasil por enquanto), que preside a Associação Rondoniense dos Municípios-Arom colocar o assunto na pauta das discussões da entidade.
Respigo
Raimundo Nonato Soares, mais conhecido como Raimundinho da CUT, foi reeleito para mais um mandato (três anos) como secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores-CUT de Rondônia. Raimundo sempre marcou presença na área de saúde do Estado e também integra o Conselho Regional de Saúde, que ele já presidiu durante anos sempre cobrando, fiscalizando e orientando em um segmento dos mais complicados, que é a saúde pública +++ A Assembleia Legislativa (Ale) esteve das mais movimentadas na manhã de hoje (7). É que deputados e o governador Marcos Rocha participaram de um almoço tendo como pano de fundo o futuro político de Rondônia, além de estreitar o relacionamento entre os dois Poderes +++ Nível do rio Madeira em Porto Velho fica em torno de 5 metros e mobiliza a Defesa Civil. A navegação já exige cuidados especiais e existe, inclusive, a possibilidade de proibir ou reduzir a navegação noturna +++ É bem provável que a sessão ordinária da Assembleia Legislativa-Ale de terça-feira (8), às 15h seja comprometida em razão da visita dos ministros de Portos e Aeroportos Márcio França e dos Transportes, Renan Filho. Certamente os deputados deverão acompanhar os visitantes em Itapuã do Oeste e Guajará-Mirim nas agendas de manhã em Itapuã e à tarde em Guajará.