Publicada em 11/09/2023 às 13h44
Ariquemes – As eleições à Prefeitura de Ariquemes de outubro do próximo ano já estariam com os concorrentes definidos. Ao menos aqueles em condições de sucesso. A família Follador, por exemplo, tradicional na política regional está na lista de políticos em condições de concorrer a prefeito em 2024 e com chances reais de sucesso. O ex-deputado estadual Adelino, político dos mais experientes, que já passou pela Prefeitura de Cacaulândia, vereador em Ariquemes, e que não conseguiu se reeleger à Assembleia Legislativa (Ale) em 2022, é nome de peso eleitoral e em apto a disputar a sucessão municipal, assim como seu filho, Lucas, que já foi vice-prefeito e deputado federal.
Ariquemes II – Também existe uma enorme possibilidade de mais uma mulher, inclusive com muitas chances de sucesso, a concorrer com a prefeita Carla Redano (União Brasil), que está muito bem encaminhada para conseguir mais um mandato. É a combativa vereadora Rafaela do Batista (União Brasil), que está sendo trabalhada por um grupo de oposição a Carla, para disputar a prefeitura e não a reeleição â câmara. Caso opte pela candidatura a prefeita certamente a vereadora está entre os nomes em condições de sucesso. O problema é o partido, pois ambas estão filiadas ao União Brasil. O deputado estadual delegado Rodrigo Camargo (Republicanos), apesar de afirmar, publicamente, que não pretende concorrer a prefeito é um nome com enormes condições de reivindicar uma candidatura e amplas possibilidades de sucesso.
Boi – A queda vertiginosa do preço da arroba do boi preocupa os produtores, que estão em busca de opções para amenizar a situação, que é grave. O preço da arroba em setembro de 2022 era em torno de R$ 290. Hoje está cotada em R$ 190, por isso os produtores estão se mobilizando; O Sindicato Rural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul está convocando os pecuaristas para analisarem a formação de grupos de venda, em busca de melhores preços junto aos fornecedores. O encontro deverá ocorrer esta semana na sede do sindicato em Campo Grande, mas já há mobilização nos demais Estados com o mesmo objetivo. Em Rondônia, ainda, não se nota movimento dos pecuaristas, mas a preocupação é grande.
Regularização... – Rondônia tem dois problemas sérios relacionados a propriedades, tanto rural como urbana. A maioria dos moradores da área rural é de mini e pequenos produtores e, quase todos sem o título de propriedade. A situação não é diferente no segmento urbano e a capital, Porto Velho, que cresceu em grande parte devido as invasões de propriedades (quem não se lembra da ex-deputada federal Raquel Cândido e do saudoso Ernandes Índio) nas décadas de 80/90. Até hoje a cidade tem problemas de regularização fundiária, mesmo com o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) que teve dois mandatos seguidos (se elegeu em 2004 e se reelegeu em 2008) criando uma secretária para regularização fundiária, que funcionava na Avenida Jorge Teixeira, em frente da rodoviária.
...Fundiária – Agora o Governo de Rondônia está empenhado na Regularização Fundiária Urbana e, via Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária-Sepat iniciou a atualização do cadastro físico dos moradores do Bairro Costa e Silva desde o último dia 4 com previsão de conclusão dos trabalhos na sexta-feira (15). A meta, segundo o titular da Sepat, David Inácio, é fomentar a regularização do cadastro, que visa identificar e mapear a situação fundiária dos núcleos urbanos informais nos bairros. Com a identificação o planejamento promover a regularização. Com o imóvel normalizado o proprietário poderá acessar a linhas de créditos para financiamento, além da valorização da propriedade. No campo a situação não é muito diferente de Porto Velho e da maioria das cidades de Rondônia e também precisa de atenção especial.
Respigo
O time de futebol feminino do Corinthians venceu a Ferroviária no domingo (10) e conseguiu o pentacampeonato da categoria. Há tempos alertamos que o treinador do time do Corinthians, Arthur Elias, é o melhor do Brasil, e que a seleção, que deu vexame na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia sendo eliminada nas oitavas de final de forma bisonha, após empatar (0x0) com a Jamaica deveria convoca-lo +++ Após a Copa ocorreu a demissão da treinadora sueca Pia Sundhage e o chamamento de Arthur. O título de penta demonstra a competência do treinador corintiano, que só os “cegos” da CBF não enxergavam +++ Em Ji-Paraná estão sendo finalizados os trabalhos para a realização da Expojipa, tradicional feira-exposição, que ocorrerá de 13 a 17 deste mês no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. Rodeios, torneio leiteiro, palestras, exposições de animais de raça e shows artísticos estão na programação +++ A Expojipa é uma das mais importantes feiras-exposições do Norte do País. No show de abertura na quarta-feira (13), estará se apresentando no palco a cantora Lauana Prado +++ Conseguir acomodações durante o período da feira-exposição não é tarefa das mais fáceis. Os municípios vizinhos de Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste e até Jaru estão recebendo participantes devido as dificuldades de acomodações em Ji—Paraná.