Publicada em 26/10/2023 às 15h34
Visando fortalecer a ética na administração pública, o Prefeito de Ji-Paraná, no uso de suas atribuições, decretou um Comitê de Integridade e Compliance de Combate à Corrupção, na quarta-feira (25), no gabinete da Prefeitura de Ji-Paraná. A comissão é formada por cinco integrantes, sendo dois servidores municipais, dois policiais civis e um militar.
“Este conselho estará me assessorando com a finalidade de auxiliar nas decisões de políticas públicas para identificação e implementação de ações no combate à corrupção em departamentos públicos. É uma gestão de transparência onde não há espaço para situações que possam prejudicar a nossa administração”, ressaltou o Prefeito.
O coordenador do Comitê de Combate à Corrupção, Saulo Gomes de Souza, frisou que a melhor forma de colaborar com o município é conscientizar e prevenir a corrupção. Ele reforçou que será um trabalho que vai contribuir com as iniciativas que o prefeito quer desenvolver para uma gestão clara e responsável.
As diretrizes seguidas pelos membros do conselho serão de observar a supremacia do interesse público sobre o privado, moralidade, conduta ética, honestidade, impessoalidade, zelo, responsabilidade gerencial, eficácia e efetividade da gestão e controle social dos recursos públicos.
O Prefeito reforçou ainda que os mecanismos estabelecidos neste decreto tem o objetivo de proteger os órgãos e as entidades. Ele informou que todos os membros do Comitê não serão remunerados e que a equipe é livre para realizar ações de fiscalização em todos os departamentos.
As secretarias municipais e órgãos públicos do poder executivo devem subsidiar informações e documentos necessários para o funcionamento da comissão avaliadora.
O Comitê de Combate à Corrupção é composto por Saulo Gomes da Silva (coordenador), Enivaldo Soares de Souza, Rivaldo Rodrigues Ferreira, Joarêz Martins da Silva e Vivaldo Pinto Zeferino, todos estes agentes de fiscalização.