Publicada em 10/11/2023 às 14h01
Absurdo – A falta de maior responsabilidade com o dinheiro público é um dos sérios problemas na política brasileira. O jornalista de Rolim de Moura, do jornal (e site) “Folha da Mata”, Fernando Garcia, na sua coluna “Porta Aberta”, critica a construção de um portal na saída para Pimenta Bueno com custo em torno de R$ 1 milhão. O assunto também é amplamente debatido –e criticado– nas redes sociais, após passar pela aprovação da Câmara de Vereadores. O recurso do Governo do Estado é liberado para a “importante obra”, mas é inadmissível, que uma cidade com problemas de saneamento básico, galerias pluviais, saúde, estradas vicinais, asfalto urbano, dentre outras necessidades invista R$ 1 milhão na construção de portal com a finalidade única de informar a quem está chegando, que a cidade é Rolim de Moura. Inclusive, já se comenta, que estão alocando recursos para construir outro “portal”, sentido rio Machado, na saída para Ji-Paraná. Realmente o Brasil não é um País sério...
PRD – O Tribunal Superior Eleitoral (TRE) aprovou quinta-feira (9) de forma unânime a fusão dos partidos políticos PTB e Patriota. A partir regulamentação da união, o Brasil terá uma nova sigla já nas eleições municipais de outubro de 2024, o Partido da Renovação Democrática (PRD). O PTB não conseguiu eleger nenhum deputado federal nas eleições de 2022 e ficou sem recursos do Fundo Partidário, sem tempo de propaganda no Horário Eleitoral na TV e no rádio, e o Patriota cinco representantes na Câmara Federal. Rondônia tem na Assembleia Legislativa o deputado Pedro Fernandes (Cabixi), e o Patriota três, a segunda maior bancada na Ale-RO com o presidente da Casa do Povo, Marcelo Cruz, Ribeiro do Simpol e Edevaldo Neves, todos de Porto Velho.
Eleições – Caso os quatro deputados fechem questão e se filiem ao novo partido, o PSD terá a segunda maior bancada da Ale-RO, perdendo somente para o União Brasil (UB), que conta com cinco representantes, os deputados, Cirone Deiró (Cacoal), Ezequiel Neiva (Cerejeiras), Gislaine Lebrinha (São Francisco do Guaporé), Rosângela Donadon (Vilhena) e Yeda Chaves (PVH). Estamos a menos de um ano das eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano. Como o tempo é curto, exigirá um trabalho intenso na organização do partido na escolha dos candidatos nos 52 municípios com candidaturas próprias a prefeito ou formatar parcerias. Há muita expectativa sobre a composição do novo partido político para as eleições de 2024.
Jornalistas – O tradicional encontro (11º) regional de confraternização dos jornalistas de Rondônia, de final de ano, já está programado e ocorrerá na sede da OAB-RO em Porto Velho, no próximo dia 9, a partir das 10h. A incansável, competente e dedicada organizadora, a nossa querida Yale Dantas, comunica que as camisetas (rosa em homenagem às mulheres) já estão à disposição. Para adquiri-la os colegas devem contatar com integrantes do Grupo União dos Jornalistas em troca de dois quilos de alimentos não perecíveis e um pacote de absorvente íntimo, que serão distribuídos a entidades carentes. Agradecimentos aos apoiadores do evento, como o colega-jornalista Alessandro Lubiana, superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho.
Jornalistas II – Também estão na lista de apoiadores o senador Confúcio Moura (MDB) e deputados federais Thiago Flores (MDB) e Silvia Cristina (PL), a OAB/RO e Mr. Lory Locações e Eventos. Pelo segundo ano os patrocinadores são os proprietários do chope Coronel Churh, a empresa (GC Grupo César Cassol Energia e Calcário) do empresário, ex-deputado estadual, e ex-prefeito de Rolim de Moura, César Cassol; Fiero, Toca do Coelho e Dydyo Refrigerantes. A confraternização da imprensa do Estado reúne cerca de 400 profissionais da área (repórteres, editores de texto e imagem, produtores, mídias sociais, assessores de imprensa e de rádio e TV. No cardápio a tradicional feijoada no almoço, chope e refrigerante, apresentação do DJ Evaldo Gomes, bingo e diversos brindes.
Respigo
Termina hoje (10) a 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), iniciada na quarta-feira (8) em Fortaleza. O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Patriota-PVH) participa do evento e abordou em pronunciamento a difícil situação da aviação comercial em Rondônia +++ TAM, Azul e Gol cancelaram vários voos de Porto Velho ao Centro-Sul e a Manaus com sérios prejuízos para a região. A Azul já retornou com alguns voos, mas a demanda, ainda, é maior que a procura +++ A Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa (Ale) encerra hoje três cursos iniciados na segunda-feira (6). Os alunos estão recebendo os certificados de conclusão para os cursos de Libras para Atendimento ao Público, Formação de Ledor: Atendimento Especializado em concursos para pessoas com Deficiências, Síndromes e Transtornos, e de Oratória. A entrega de certificados é coordenada pelo diretor-geral da EL, Alexandre Silva +++ Membros da Comissão Especial de Inquérito da Câmara Municipal de Porto Velho, estiveram reunidos na manhã de hoje na Escola do Legislativo, onde funciona o plenário do Parlamento Mirim, pois a sede está passando por reformas. A CEI, que muitos chamam de CPI é presidida pelo vereador Gilber Mercês (Podemos), tem como relator Isaque Machado (Patriota) e na secretaria Everaldo Fogaça (Republicanos) +++ A comissão investiga denúncia de cartelização do preço dos combustíveis em Porto Velho. O convidado é o secretário de Estado de Finanças de Rondônia, Luiz Fernando Pereira da Silva.