Publicada em 26/07/2024 às 15h59
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, está em Rondônia, cumprindo uma agenda institucional em Porto Velho. Na manhã desta quinta-feira, 25 de julho, Barroso palestrou para estudantes da Escola Estadual Murilo Braga. O evento com estudantes é o quinto do gênero que o ministro Barroso realiza pelo país. Várias autoridades também estiveram presentes.
Com o tema: “Como fazer diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, o ministro propôs uma reflexão sobre valores, integridade e conhecimento, abordando questões como a proteção da democracia, ética na revolução tecnológica e mudanças climáticas.
Além da palestra, o ministro também realizou uma visita institucional ao Tribunal de Justiça de Rondônia, participou da abertura da exposição da 1ª Edição do Prêmio “Mulheres Negras que Escreveram História em Porto Velho”, e do encontro “Diálogos da Magistratura", ambas na Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
A vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e a desembargadora decana Socorro Guimarães participaram deste momento de diálogo. A decana do TRT-14 destacou ter sido um momento muito válido para a magistratura. “Tivemos a oportunidade de uma conversa ampla e muito proveitosa com o ministro Barroso, buscando soluções para as inúmeras dificuldades enfrentadas no exercício da magistratura, nos mais diversos níveis”.
O evento foi promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a Associação dos Magistrados de Rondônia, TJRO e Emeron.
STF e TST em Rondônia
Na mesma semana, a capital de Rondônia também recebeu os Ministros do Tribunal Superior do Trabalho Guilherme Caputo Bastos, Alexandre Luiz Ramos e Evandro Valadão Lopes, além do Ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça. Eles palestraram durante o Simpósio Nacional do Direito e Agronegócio: Desafios Constitucionais e Trabalhistas.
Representando a Justiça do Trabalho em Rondônia, a desembargadora Socorro Guimarães participou do evento, que reuniu a advocacia local, estudantes e o público em geral.
Foto: Ana Clara e Luiz Alexandre)