Publicada em 03/01/2023 às 14h04
Detran – Na relação dos nomes dos componentes da equipe do governador-reeleito, Marcos Rocha (PL), não consta o deputado federal Léo Moraes, que preside o Podemos no Estado como diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito-Detran. Moraes foi candidato a governador em outubro último, adversário de Rocha, mas ficou na terceira colocação com pouco mais de 14% dos votos válidos. No segundo turno Leo apoiou Rocha e o comando do Detran estaria na negociação, o que é normal e necessário na política, que é a arte de negociar em busca de mais espaços políticos. Léo não consta da relação de secretários, presidentes de autarquias, diretores e assessores diretos. Na relação de Rocha, o diretor-geral do Detran é Paulo Higo Ferreira de Almeida, que deverá ficar no comando da autarquia até 1º de fevereiro, quando será encerrado o mandato de Moraes, no próximo dia 31.
Vice – O cargo de vice-governador, mesmo que ele não assuma o comando do Estado em nenhum momento é remunerado. Ou seja, recebe mesmo que não trabalhe. A nomeação do vice-governador Sérgio Gonçalves da Silva para comandar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico demonstra que ele não será somente um substituto de Marcos Rocha em casos especiais, mas está justificando o seu salário prestando serviços numa área de muita importância para um Estado, ainda, em fase de crescimento, e necessitando de investimentos e estratégias em área importante do governo do Estado, que é o desenvolvimento econômico, setor que Sérgio tem amplos conhecimentos técnicos, que deverão ser “casados” com os políticos.
Presidente – O município de Porto Velho tem um novo vereador presidindo a Câmara Municipal. No dia 1º do ano o vereador Márcio Pacele Vieira da Silva (PSB) assumiu a presidência da Mesa Diretora do legislativo municipal para o próximo biênio (2023/24). Também foram empossados os demais componentes Miltinho Feder Júnior (PL), 1º vice; Everaldo Fogaça, 2º vice e Jurandir Rodrigues de Oliveira (PL) como 3º vice. O quadro de secretários da nova Mesa Diretora são Gilber Rocha Merces (Podemos) na 1ª secretaria, Waldison Freitas Neves (UB) 2º secretário e Wanoel Chaves Martins (PV), na 3ª secretaria.
Vice-prefeito – Nas eleições gerais de outubro último, o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (União Brasil) foi eleito deputado federal, o quarto mais bem votado com 32.637 votos. A posse ocorrerá no dia 1º de fevereiro e, a partir do próximo mês, Porto Velho ficará sem vice-prefeito, porque Maurício terá que renunciar para assumir o cargo na Câmara Federal. O presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Márcio Pacele, que assumiu a presidência do legislativo municipal será o vice-prefeito da capital a partir de fevereiro. Caso o prefeito Hildon Chaves (UB) tenha que se licenciar, para cumprir compromissos internacionais, por exemplo, Pacele assumirá o comando do município.
Assembleia – O União Brasil, partido presidido no Estado pelo governador-reeleito, Marcos Rocha tem a maioria dos deputados na Assembleia Legislativa (Ale). Dos 24 parlamentares, cinco são do UB. Apesar contar com o maior número de deputados, o futuro presidente da Casa do Povo deverá ser Marcelo Cruz (Patriota), que foi reeleito com a sétima maior votação nas eleições de outubro último somando 18.798 votos. É importante destacar, que Rocha tem o Patriota como um dos partidos aliados e, além de Marcelo Cruz, tem mais dois deputados na nova legislatura, que terá início em 1º de fevereiro. Além de Marcelo, reeleito, o Patriota tem Ribeiro do Simpol e Edevaldo Neves sendo a segunda maior bancada junto com PSD, que também tem três deputados, inclusive o mais bem votado em 2022, Laerte Gomes, que se reelegeu somando 25.603 votos.
Respigo
Circular pelas ruas e avenidas de Porto Velho desde o início da semana está sendo tranquilo. O trânsito, quase sempre travado, confuso e violento está calmo e, consequentemente seguro +++ Já a maioria do comércio, tanto no centro como nas zonas Sul e Leste apresenta bom movimento com número considerável de pessoas fazendo compras. Uma boa oportunidade para quem deixou para comprar eletrônicos, principalmente, porque é possível notar, que os preços estão mais baixos que no período natalino +++ É a lei da oferta e da procura. E faz parte do comércio em todos os segmentos +++ O recesso parlamentar (Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores) também contribui com o trânsito tranquilo. Os colégios estão sem aulas e boa parte da população viajou para outros Estados movimentando o Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira e o Terminal Rodoviário.