Publicada em 16/01/2023 às 14h23
PSDB – Desde as eleições de 2022 o PSDB se tornou um partido sem maior representatividade em Rondônia. Seu único deputado, Jhony Paixão, de Ji-Paraná, não conseguiu se reeleger e somou pouco mais de 3.800 votos. A deputada federal Mariana Carvalho, que presidia o partido no Estado, antes das eleições de 2022 trocou os tucanos pelo PRB e optou por uma candidatura ao Senado. Foi muito bem votada, mas não se elegeu e, a única vaga em disputa das três dos Estados e do Distrito Federal ficou com o representante do Cone Sul, empresário Jaime Bagattoli (PL), de Vilhena. O PSDB não tem representante na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional e, além de perder Mariana também ficou sem o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que antes das eleições de outubro último se filiou ao União Brasil (UB), presidido em Rondônia pelo governador-reeleito, Marcos Rocha.
Prefeito – Não há dúvidas que um dos assuntos mais discutidos nos bastidores da política em Rondônia são as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de 2024, a sucessão municipal. Em Porto Velho, por exemplo, o PT, que não elegeu nenhum vereador em 2020, hoje tem dois nomes expressivos para a sucessão do prefeito Hildon Chaves (UB). A ex-senadora Fátima Cleide, que recebeu excelente votação em 2022 à Câmara Federal (28.409 votos), quinta mais bem votada no Estado, e não se reelegeu em razão de o fim das coligações partidárias é nome de comprovada força eleitoral, assim como do ex-deputado estadual, Hermínio Coelho, que disputou a Assembleia Legislativa (Ale) em outubro último, mas também se elegeu. Com Lula na presidência, com quem Fátima tem excelente trânsito, o PT tem ótimas chances de conquistar a prefeitura da capital nas eleições do próximo ano. Quem viver verá...
Candeias – Impressiona o desleixo do prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz (Patriota) com os moradores do Distrito de Nova Samuel. Devido as chuvas do período (inverno amazônico) as ruas (sic) estão um lamaçal e as pessoas não têm condições de transitar com um mínimo de segurança. A população do recém-criado Distrito está toda mobilizada e ocupa amplos espaços nas redes sociais denunciando a falta de competência administrativa de Valteir e sua equipe. Se as ruas estão intransitáveis, inclusive para os pedestres, as estradas não oferecem o mínimo de condições de tráfego inclusive impedindo o transporte de pessoas com necessidades especiais, como para atendimento médico não disponível em Nova Samuel. A situação é de isolamento.
Cadeias II – A incompetência administrativa do prefeito Valteir e da equipe em várias oportunidades foi –e continua sendo– motivo de críticas na coluna. Inclusive estamos não somente cobrando de o chefe do executivo municipal e sua assessoria um trabalho mais consistente e que atenda a população de Candeias, como os moradores de Nova Samuel, que estão ilhados. Se a administração do prefeito não vai bem como ocorre no vizinho município, a culpa é também dos vereadores, que não estão cumprindo com suas funções de legislador. Se necessário for, que seja constituída uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), não CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), porque o vereador é legislador e não parlamentar, para se tomar as providências, de forma legal.
Deputados – A posse dos deputados reeleitos e eleitos em outubro último será na Talismã Eventos no dia 1º de fevereiro, a partir das 14h. Antes de os deputados serem empossados será realizada a eleição para escolha da Mesa Diretora, que irá comandar os trabalhos legislativos nos próximos dois anos. O deputado-reeleito, Marcelo Cruz (Patriota-PVH) é o nome mais cotado para substituir o atual presidente, Alex Redano (PRB-Ariquemes), que também foi reeleito em outubro último. Há intensa movimentação de um ex-presidente junto aos novos deputados (treze dos 24 membros do parlamento estadual) e poderá haver surpresa, mas quem conhece e está mais presente nos bastidores do Poder Legislativo Estadual garante, que está tudo no controle e Marcelo Cruz será o presidente para o próximo biênio.
Respigo
Choveu forte e com intensidade durante toda a manhã em Porto Velho. Como sempre ocorre nessas ocasiões muitas ruas e avenidas ficaram alagadas no centro e nos bairros +++ O prefeito Hildon Chaves (UB), que está no terceiro ano do segundo mandato conseguiu resolver vários problemas de enchentes em inúmeros setores da cidade, mas como as chuvas são fortes o problema é difícil de ser resolvido. É que a capital de Rondônia precisa urgentemente de um amplo projeto de saneamento básico tanto no centro como nos bairros +++ Nos últimos quinze dias, seis pessoas perderam a vida no trânsito de Porto Velho. A falta de melhor fiscalização e orientação contribuem muito para a violência no trânsito da capital +++ A secretaria de Trânsito (Semtran) deve investir mais na organização do trânsito, que em multar. A prioridade deve ser a orientação, sinalização e maior presença física dos agentes de trânsito nos locais de maior movimentação.