Publicada em 01/02/2023 às 14h28
Deputados – Hoje (1º) os deputados reeleitos e eleitos em outubro último tomam posse abrindo a 11ª Legislatura. O Legislativo estadual é composto de 24 deputados e a capital tem o maior número de parlamentares, sete: Laerte Gomes (PSD), Marcelo Cruz (Patriota), Jean Oliveira (MDB), Alan Queiroz (Podemos), são deputados com domicílios eleitorais em Porto Velho e que conseguiram um novo mandato. Porto Velho tem entre os novatos, que estarão pela primeira vez na Ale-RO, Yeda Chaves (UB), Ribeiro do Sinpol (Patriota) e Edvaldo Neves (Patriota). Porto Velho passa a ter, a partir de hoje, sete deputados estaduais.
Deputados II – A partir de hoje o interior tem 17 deputados: Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé), Cirone Deiró (UB-Cacoal), Ezequiel Neiva (UB-Cerejeiras),Alex Redano (PRB-Ariquemes), Luizinho Goebel (PSC-Vilhena), Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), Dr. Luiz do Hospital (MDB-Jaru), Cássio Góes (PSD-Cacoal), delegado Lucas Torres (PP-Buritis), Affonso Cândido (PL/Ji-Paraná( Gislaine Lebrinha (UB-São Francisco do Guaporé), delegado Rodrigo Camargo (PRB-Ariquemes), Pedro Fernandes (PTB-Cujubim), Cláudia de Jesus (PT/Ji-Paraná), Dr. Taíssa Sousa (PSC-Guajará Mirim) e Nim Barroso (PSD/Ji-Paraná).
Deputados III – Dos 24 deputados da 10ª Legislatura encerrada na terça-feira (31), onze conseguiram a reeleição. Somente o deputado Alex Silva (PRB), não concorreu a um novo mandato. Vários optaram por disputar outros cargos eletivos e somente Eurípedes Lebrão (UB) conseguiu se eleger a deputado federal. Parlamentares experientes como Adelino Follador (UB), Ribamar Araújo (PL) e Dr. Neidson não conseguiram mais um mandato, além de Anderson Pereira (PRB), que optou por uma candidatura a deputado federal e, mesmo sendo bem votado (...) não conseguiu uma das oito vagas à Câmara Federal.
Eleição – Além da solenidade de posse, com início às 14h, no Espaço Talismã 21 em seguida ocorrerá a eleição para escolha de Mesa Diretora, que irá comandar os trabalhos no biênio 2023/25. Como o regimento permite, também ocorrerá eleição para escolha da Mesa Diretora para o biênio 2025/27. O presidente Alex Redano (PRB-Ariquemes), que foi reeleito em outubro último comanda os trabalhos e jovem, mas experiente deputado-reeleito com 18.798 votos) e presidente regional do Patriota, Marcelo Cruz é o nome indicado para comandar os trabalhos no legislativo estadual nos para os próximos dois anos. O Patriota é, a partir de hoje, junto com o PSD, a segunda maior bancada na Ale-RO. O União Brasil presidido no Estado pelo governador Marcos Rocha lidera a bancada com cinco deputados.
Federal – No Congresso Nacional Rondônia empossa nesta quarta-feira (1º) o senador Jaime Bagattoli (PL) e oito deputados federais que foram reeleitos e eleitos nas eleições gerais de outubro último. O União Brasil elegeu quatro dos oitos federais: Fernando Máximo, Maurício Carvalho, Eurípedes Lebrão e Cristiane Lopes. O MDB ocupará duas cadeiras com Lúcio Mosquini, presidente regional do partido, que se reelegeu e o ex-prefeito de Ariquemes, Thiago Flores. As duas vagas restantes são de Sílvia Cristina e do coronel Chrisóstomo Moura, ambos do PL, que foram reeleitos. É uma bancada totalmente fechada com o governador-reeleito, Marcos Rocha, presidente regional do União Brasil o que é muito bom para Rondônia.
Respigo
Expectativa de muita gente na solenidade de posse dos deputados estaduais na tarde de hoje, na Talismã 21, a partir das 14h em Porto Velho. Além de autoridades e convidados especiais, muita gente, inclusive caravanas do interior estarão marcando presença no importante ato cívico +++ E o interior tem muito a comemorar nessa nova legislatura que tem início hoje (1º), pois terá 18 deputados dentre os 24. Na 10ª legislatura, que terminou na terça-feira (31) a capital tinha sete deputados e, a partir de hoje seis, um a menos +++ Méritos para Ji-Paraná, que tem colégio eleitoral em torno de 90 ml eleitores), que reelegeu um deputado e elegeu mais três em outubro. Porto Velho tem seis, mas o colégio eleitoral está em torno de 340 mil eleitores em 2022 +++ Nos próximos dias deverá ocorrer a posse do novo comandante do Detran-RO, o ex-deputado federal e presidente regional do Podemos, Léo Moraes, que encerrou o mandato na terça-feira (31). Moraes há dias foi anunciado pelo governador Marcos Rocha como o novo titular da importante autarquia +++ Léo Moraes foi adversário de Rocha no primeiro turno das eleições a governador de Rondônia em outubro último. É nome certo –e bom de voto– para concorrer à sucessão do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (UB).