Publicada em 09/02/2023 às 14h08
Prefeituráveis – Dando continuidade aos nomes em condições de concorrer à sucessão municipal em Porto Velho, dois jovens deputados estão na longa lista de políticos visando as eleições de outubro do próximo ano. Um está no primeiro mandato político-eleitoral e se elegeu com a maior votação (85.596 votos) dos oito parlamentares eleitos à Câmara Federal. Trata-se de o ex-secretário de Estado da Saúde, o médico Fernando Máximo, do União Brasil, partido que reelegeu e elegeu quatro deputados federais. Sua participação na luta contra o covid-19 o levou a receber votos na capital e no interior, por isso a votação expressiva. Tem planos de concorrer à sucessão do prefeito Hildon Chaves (UB).
Prefeituráveis II – Reeleito com 18.798 votos em outubro último, o jovem, mas experiente na política, deputado estadual Marcelo Cruz, que preside o Patriota no Estado, e eleito pelos demais colegas presidente do Poder Legislativo Estadual é sempre citado, quando o assunto são eleições municipais na capital de 2024. No próximo ano serão reeleitos e eleitos prefeitos e vereadores e Marcelo, está relacionado entre os primeiros nomes a concorrer à sucessão municipal na capital. Marcelo já foi vereador em Porto Velho e está no segundo mandato consecutivo de deputado estadual. Sua eleição a presidente da Ale-RO, por unanimidade, espelha o eficiente trabalho de bastidores que é feito por ele e sua equipe.
Agricultura – Há dias o presidente Lula da Silva (PT) prometeu, publicamente, usar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) para financiar obras no exterior, sendo uma delas o gasoduto argentino. Agora a informação, que o Bndes suspendeu os pedidos de financiamento e contratação referentes ao ano agrícola de 2022/23 desde a segunda-feira (7). A linha de crédito estava congelada, voltou a operar e foi novamente suspensa pelo governo federal. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar-Pronaf Investimento também foi suspenso. A medida adotada pelo Bndes também afeta linhas do Pronaf matrizes e reprodutores, Pronaf tratadores e colheitadeiras.
Agricultura II – Estão no “corte” do Bndes outras ações não menos importantes, como o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), Programa para adaptação à mudança do clima e baixa emissão de carbono na agropecuária (ABC+), programa para construção e ampliação de armazéns (PCA), programa de financiamento à agricultura irrigada e ao cultivo protegido, Proirriga e Programa de capitalização de cooperativas agropecuárias (Procap-agro giro). Seria uma retaliação, porque o agronegócio não apoiou Lula na sua caminhada rumo à presidência da República? Não é possível, que a equipe do governo federal ligada a economia brasileira esteja cega ao ponto de cortar recursos para um setor que é o carro-chefe do segmento econômico do País. As informações são do “Valor Econômico”. É o fim da rosca...
Comissões – Na próxima terça-feira (15), às 15h serão abertas as sessões ordinárias plenárias da 11ª legislatura, iniciada no dia 1º deste mês na Assembleia Legislativa. São oito comissões permanentes que já tiveram seus componentes nomeados pelo presidente da Ale-RO, deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH). As comissões discutem e votam indicações, proposições, projetos de leis, dentre outros documentos, que irão à análise dos parlamentares em plenário, para discussão e votação. É um filtro para facilitar o trabalho dos colegas. A primeira sessão plenária ordinária do ano será na próxima terça-feira (15) e, como sempre ocorre nessas ocasiões a maioria dos deputados utiliza a tribuna. E certamente teremos inúmeros discursos, porque, além dos 11 deputados, que foram reeleitos, temos 13 que estarão iniciando seus trabalhos no Parlamento Estadual.
Respigo
Quem vai até a Assembleia Legislativa (Ale) e visita a deputada Yeda Chaves nota o “toque feminino” desde a recepção. Todos os móveis da Casa do Povo foram trocados e o gabinete ficou totalmente diferenciado dos demais +++ Em passado recente o hoje prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, na época deputado, também promoveu ampla reforma em seu gabinete no antigo prédio da Casa do Povo, na rua Major Amarante, 390. Hoje o gabinete da segunda parlamentar mais bem votada no Estado (24.667 votos) é, além de local de trabalho, também de curiosidade para quem visita o novo prédio da Ale-RO +++ Impressiona o quanto chove em Porto Velho desde a madrugada de hoje (9). Por volta das 13h ainda chovia de forma torrencial em toda a Porto Velho e, como sempre ocorre nessas ocasiões, ruas e avenidas no centro e nos bairros ficam alagadas complicando o já difícil trânsito da capital +++ É importante lembrar que na segunda-feira (6) foram iniciadas somente as aulas na rede estadual de ensino. Na próxima semana terão início a alunos da rede municipal da capital, sinônimo de trânsito complicado nos horários de maior pico.