Publicada em 11/02/2023 às 08h47
Na última sexta-feira, 10, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio - SEMAIC, realizaram os primeiros procedimentos de inseminação artificial no rebanho bovino, por meio do Programa de Melhoramento Genético “Mais pecuária Brasil”, uma parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (CONAFER).
Desta vez, o veterinário da CONAFER, Luid Vimercati e a veterinária da SEMAIC, Barbara Angélica, estiveram em duas propriedades, uma na Linha TB 90, lote 48 e outra na Linha C75, realizando o procedimento num total de 25 vacas, com sêmen Girolando.
O objetivo é concluir 2023, com um total de 600 vacas inseminadas, além disso, os técnicos também fazem o monitoramento das prenhezes.
O objetivo da iniciativa é proporcionar o melhoramento genético do rebanho de pequenos produtores com fornecimento gratuito de sêmen. O foco, é promover o crescimento socioeconômico do município e gerar um novo impulsionamento no mercado agropecuarista na região, produzindo animais de qualidade superior.
Os produtores interessados em aderir ao programa, devem procurar a Secretaria Municipal de agricultura para fazer um cadastro.