Publicada em 19/06/2023 às 14h31
Recesso – Em julho a Assembleia Legislativa (Ale) entra em recesso legislativo. É importante destacar, que o recesso é parlamentar, não é da Casa de Leis, por isso as atividades burocráticas são desenvolvidas normalmente, menos as reuniões de comissões e as sessões ordinárias, mas ambas poderão ser acionadas caso seja necessária apreciação de projetos e ações do Executivo, que exijam a participação do parlamento estadual. Em passado recente, caso fossem necessárias sessões extraordinárias durante o recesso (julho e de final de ano) elas eram remuneradas, ou seja, os deputados recebiam um extra. Hoje, mesmo que ocorram sessões durante o recesso, não serão remuneradas. A expectativa é que esta semana, e a próxima sejam de muito trabalho nas comissões e no plenário para limpar a pauta.
Exemplo – Interessante e oportuna a iniciativa do Colégio João Bento, de Porto Velho. Na manhã de hoje (19) alunos e professores estiveram reunidos no plenário da Assembleia Legislativa (Ale) para discutir ideologias política, social, econômica, inclusive sobre o regime político das últimas eleições, quando tivemos uma polarização de dois candidatos à presidência da República. Os trabalhos foram coordenados pelo professor Carlos Grecia, que há tempos trabalha no projeto, que visa, dentre outros aspectos politizar os Jovens, os adolescentes, no caso os do Colégio João Bosco, da capital. É fundamental que todo cidadão tenha mais e melhores conhecimentos políticos, para poder escolher com mais eficiência seus governantes na hora de votar.
Exemplo II – A direção do JB da Costa e o professor Carlos deveriam ser convocados para comparecer na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, para expor o projeto, que é da maior importância para a formação do futuro político-educacional dos jovens-estudantes. Lógico que as pessoas identificadas com a política no seu dia-a-dia puderam observar, que foram ditas muita coisa, que nada tem a ver com os temas em discussão, mas isso faz parte, pois somente debatendo, dialogando, abrindo espaços para os jovens, que hoje estão dependentes do celular, possa ter um maior conhecimento sobre o exercício da política, na sua essência. Hoje tudo gira em torno da política e, não há nada mais prejudicial às pessoas, que não ter conhecimento mais abrangente sobre o segmento e ser um “analfabeto político”.
Candeias – Situação difícil a do prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz (UB), que foi afastado do cargo, pela Justiça, acusado da prática de corrupção, pelos próximos 90 dias. Na última semana, antes do afastamento (o vice já assumiu) pesquisa realizada pelo Instituto Data Continental, apontava que Valteir estaria reeleito para um segundo mandato com larga margem sobre os adversários. Agora com o afastamento, que pelo que tudo indica será de difícil retorno, sua pretensão de reeleição para mais um mandato eletivo estaria fora de cogitações. Pelo que foi divulgado dificilmente ele retornará, pois, o cargo estão sendo ocupado, por determinação da justiça, pelo vice, Toninho Cerejeiras (PSB).
Ji-Paraná – Nos municípios de Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, os prefeitos têm condições de conseguir um novo mandato. A prefeita de Ariquemes, Carla Redano (Patriota) não deverá ter dificuldades para se reeleger, o mesmo ocorrendo em Ouro Preto do Oeste, com Alex Testoni, que foi eleito pelo DEM. Também não se tem dúvidas sobre a reeleição de Adailton Fúria (PSD) em Cacoal. Já o prefeito de Vilhena, delegado Flori Cordeiro (Podemos) tem a Família Donadon, que deverá lançar um dos nomes e tem tradição nas eleições regionais. Quem deverá ter maior dificuldade é o prefeito de Ji-Paraná, que realiza trabalho bastante elogiado, mas tem políticos bons de votos pela frente como o ex-prefeito e ex-deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e o campeão de votos (25.603) nas eleições de 2022, Laerte Gomes (PSD).
Respigo
Quem assistiu ao jogo entre as seleções do Brasil e da Guiné no sábado (17) notou que até o torcedor espanhol praticamente ignorou o confronto, o que ficou evidente, pois o estádio recebeu pouco público. E não deverá ser diferente na terça-feira (20) contra Senegal em Lisboa, Portugal, às 15h (RO) +++ Comenta-se que até o final da semana teremos mais uma frente fria, que em Rondônia é conhecida como “friagem. Na última semana pelos menos durante três dias os termômetros estiveram em torno de 15 graus, um gelo, para que está habituado à média de 30 graus +++ Está de parabéns o pessoal da UTI (semi-intensivo) do Pronto Socorro João Paulo II, de Porto Velho, na Zona Sul (rua Geraldo Siqueira) pelo atendimento dispensado não somente aos pacientes, mas também as pessoas que fazem visitas. Todos são orientados sobre a situação real dos pacientes, por assistentes sociais competentes, eficientes e cientes do trabalho +++ Visitar pessoas em hospitais e unidades como da AME, da Zona Sul, onde está internado um amigo nosso, jornalista, que está se recuperando de uma crise de pressão alta, José Luiz Alves que em breve retomará suas funções no programa “Cidade e Campo” da Rede TV Rondônia e da sua coluna aqui no RD e ser orientado traz uma sensação de alívio em saber que, apesar de todas os problemas, a saúde pública funciona.