Publicada em 01/07/2023 às 08h49
Neste mês de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho - SEMAST, realizou atividades em alusão a data de 12 de Junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A programação ocorreu em todas as turmas do Programa Garra, Projeto Pimenta Dança e Curso de Pintura em Tecido dos Bairros Nova Pimenta, BNH, Pioneiros, Jardim das Oliveiras, Bela Vista e Itaporanga, bem como no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Sementinhas do Amanhã.
Durante as atividades, as servidoras Karin Cristina Andrade de Assis Scolaro, Coordenadora do CREAS, Carolina Cardoso Guedes, Orientadora Social e Denise Silva Martins, Educadora Social, realizaram uma dinâmica com os alunos, mostrando figuras de crianças e adolescentes em diversas atividades, algumas do dia a dia e outras em situações de vulnerabilidade. Após visualizarem, deveriam levantar plaquinhas dizendo se aquela tarefa poderia ou não ser feita.
O objetivo foi motivar reflexões sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e adolescentes o direito de estudar, brincar e viver momentos que são próprios da infância, mas também fortalecer o senso de responsabilidade e sentimento de solidariedade ao compreenderem que nem todas as atividades realizadas são consideradas trabalho infantil, que podem ajudar em casa em tarefas apropriadas para a idade, que não apresentem riscos, supervisionada por um responsável e mais importante que não interfiram nos estudos, descanso e lazer.
Na ocasião foram entregues cata-ventos, que é símbolo oficial da campanha. As cinco pontas nas cores azul, amarelo, vermelho, laranja e verde representam os cinco continentes, ou seja, a luta pela erradicação contra o trabalho infantil no mundo, além de trazer o sentido lúdico de alegria, sentimento que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. “Houve um resultado positivo, tendo em vista a participação efetiva das crianças e adolescentes durante a dinâmica, inclusive sendo dado exemplos por elas mesmas do porquê tal atividade poderia ou não ser realizada.” ressalta a Orientadora Social Carolina Cardoso Guedes.
“O trabalho de conscientização sobre o tema do 12 de junho, possui um grande impacto na vida das nossas crianças ao entender que como indivíduos fazem parte da construção da família e possuem um papel importante neste contexto. “Criança não trabalha, mas ajuda”, desperta um olhar sensível e rompe paradigmas que sugerem que crianças não devem “fazer nada”. Foi uma grande oportunidade participar desta campanha.” pontua a Coordenadora do CREAS Karin Cristina Andrade de Assis Scolaro. E por fim, é importante ressaltar o empenho da Gestora da Semast e Primeira Dama, Cíntia Araújo, em promover orientação às crianças e adolescentes, prevenir e combater o trabalho infantil nesta municipalidade.