Publicada em 09/10/2023 às 14h02
Bedin – No sábado (7) Rondônia perdeu Maximino Bedin, ou simplesmente o Bedin da Eucatur, empresa que ele trabalhou durante décadas. Foi ele que dirigindo uma F 1000 em março de 1993 foi ao antigo aeroporto, quando ainda, tinha um mirante e era ponto turístico de muitas pessoas que iam até o local acompanhar a chegada e partida dos aviões, que estacionavam abaixo da sacada nos recolher encaminhar até a sede da Eucatur. Foi o Bedin, o Celso e o Vieira que nos receberam para iniciar o Projeto “Diário da Amazônia”, do Grupo Eucatur. A primeira Redação, cedida para nós, o Emir e o Carlos Sperança, era uma sala na antiga Eucatur, ainda de madeira, onde hoje está a pomposa sede do Sistema Gurgacz de Comunicação (jornal, rádio, TV, site). Nosso companheiro de inúmeras rodas de chimarrão e parceiro de todas as horas partiu, como dizia o saudoso Rolando Boldrin, “fora do combinado”. Que Deus o tenha Bedin, e conforte sua Família. Realmente você foi um parceiro.
Furtos – O trabalho do novo comandante da Polícia Militar (PM) no Estado, coronel Régis Braguin, apesar de estar em fase inicial no cargo é eficiente. O trabalho ostensivo-preventivo vem apresentando bons resultados, mas deve ser intensificado. A suspensão dos trabalhos na Unidade Municipal de Saúde da Família Mariana de Porto Velho no atendimento ao público na sexta-feira (6) para que a s fiação do prédio fosse refeita, porque os fios foram furtados na noite anterior demonstra a ousadia dos marginais. A prefeitura deve manter vigias nas unidades de saúde, a Polícia Militar fortalecer o trabalho preventivo, e a Polícia Civil ampliar as investigações nos casos de furtos de fios elétricos em Porto Velho, principalmente. Não basta prender quem furta, mas quem recepciona, pois é ele quem fomenta as ações ilícitas.
Estiagem – A seca na região Norte permanece e as esperadas chuvas não chegam. A navegação, que é o mais importante sistema de transporte na região está comprometida devido ao baixo nível dos rios, que prejudica o sistema de abastecimento de combustível e de alimentos com várias cidades do Amazonas em situação de emergência. Rondônia e Acre já estão com dificuldades com o combustível (gasolina e diesel), porque as balsas estão navegando somente de dia e com menos de 50% da carga (antes transportavam cada uma cerca de 5 milhões de litros de combustíveis, hoje navega com 2,5 milhões de litros), além de dobrar os dias de viagens de Manaus a Porto Velho de 4 para oito e até dez dias.
Estiagem – Em alguns trechos estão sendo efetuadas a dragagem, mas em ritmo lento e, caso a seca perdure certamente teremos desabastecimento em Manaus e demais municípios da região, inclusive a falta de água potável para os ribeirinhos, que já é uma triste realidade. O Dnit está tendo dificuldades para licitar a dragagem no rio Madeira, principalmente, e a demora, no processo, compromete a abertura de vias de navegação segura até que as chuvas cheguem às cabeceiras. Outro problema, grave, é a desativação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira em Porto Velho, desde a semana anterior. Rondônia está sendo atendida com a reativação de termoelétrica, mas a maioria da energia gerada por Santo Antônio vai para São Paulo, maior parque industrial do País.
Residencial – Estão sendo convocados para hoje (9) e amanhã os futuros moradores do Residencial Porto Bello I, na Zona Leste de Porto Velho, para assinaturas dos contratos na agência da Caixa Econômica Federal, na avenida Carlos Gomes, centro da capital. A solenidade de entrega a 272 novos proprietários dos imóveis com a entrega simbólica das chaves. “Estamos felizes por estarmos caminhando para a entrega das chaves desses imóveis, pois serão mais 272 famílias que deixarão de pagar aluguel ou morar na casa de parentes”, disse o governador Marco Rocha. A seleção dos beneficiários foi da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) comandada pela primeira dama do Estado, Luana Rocha.
Respigo
Semana curta, que muitos dizem ser um “coice de porco” a que iniciamos ontem (8). Na quinta-feira (12) é feriado nacional quando se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil +++ Em Rondônia a Assembleia Legislativa (Ale) já definiu como ponto facultativo a sexta-feira (13). E assim deverá ocorrer com outros órgãos públicos estaduais +++ Muita gente tem o 13 como “dia de azar”. Mais ainda, para os supersticiosos, quando ocorre uma sexta-feira, como a desta semana, mas a preocupação é quando caiu no mês de agosto +++ Hoje estão atendendo pessoas que queiram realizar exames preventivos de câncer no ônibus especializado às imediações do Palácio Rio Madeira. O que intriga é que os exames, gratuitos, são somente para pessoas com menos de 70 anos (!) +++ Quem tem mais de 70 deve procurar atendimento particular. As pessoas com mais de 70 anos não são gente? Muito questionável essa discriminação. Isso porque quem tem essa idade, geralmente está aposentado e já pagou, compulsoriamente, para os governos (federal, estadual e municipal) impostos, tributos e taxas.