Publicada em 24/10/2023 às 13h51
O SEBRAE Rondônia participou na última semana, em São Paulo, da 13ª edição do Congresso Brasileiro de Regulação, realizado pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). O Congresso aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca.
Representando o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia, o diretor-superintendente Clébio Billiany de Mattos participou do evento que reuniu autoridades públicas, do setor privado e de universidades, responsáveis pelas concessionárias que prestam serviços públicos em todo o país, para abordar o tema da regulação.
Para Clébio, a participação do Sebrae no evento é extremamente relevante, uma vez que em Rondônia a instituição preside o Conselho Consultivo da AGERO, a Agência Estadual de Regulação. "Este evento tem a finalidade de verificar vários temas, como a regulação infranacional do saneamento, contabilidade regulatória, referências nacionais do setor de saneamento, inovação e universalização dos serviços de água e esgoto, panorama do biometano para o Brasil, boas práticas sociais e ambientais de governança, sustentabilidade dos serviços de resíduos, planejamento de regulação dos serviços de drenagem, transporte e logística. Por isso foi muito importante o Sebrae acompanhar essa vasta programação", ressaltou o diretor-superintendente do SEBRAE RO.
Para a presidente da AGERO, Silvia Lucas, a participação do Sebrae no Conselho Consultivo da Agência Estadual de Regulação tem sido extremamente significativa. “Os membros do conselho têm como objetivo atuar como um órgão de consulta, orientando e aconselhando nas questões estratégicas da Agência, auxiliando assim, nas tomadas de decisões. A participação do SEBRAE no conselho sem dúvida traz uma perspectiva abrangente nas tratativas e busca de soluções, considerando as experiências estratégicas, empresariais, empreendedoras e acadêmicas que pertence ao membro Presidente do Conselho”, destacou.
Silvia Lucas ainda enalteceu ainda a participação do Sebrae RO, junto à AGERO, no 13° Congresso Brasileiro de Regulação traz ótimas perspectivas para Rondônia. “Participar do Congresso nos mostrou o atual modelo regulatório, que possui ferramentas suficientes para possibilitar o efetivo controle de atuação das agências, com transparência e accountability, e, nos últimos anos, verifica-se que essas autarquias especiais têm cumprido seu papel e desempenhado as funções que lhe são legalmente incumbidas com rigor e, sobretudo, expertise técnica”, concluiu a presidente da AGERO.