Publicada em 16/05/2024 às 11h57
Com objetivo de viabilizar a oferta de cursos como Defesa Pessoal, Abordagem Policial, entre outros; com maior frequência e para um número maior de alunos, a fim de aprimorar a atuação dos servidores na sua rotina laboral, dentro e fora das unidades foi inaugurado o tatame da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), na terça-feira (14), em Porto Velho. O local será utilizado para a realização de treinamentos e cursos voltados aos servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o local foi construído com mão de obra 100% reeducanda.
Foram investidos pelo governo de Rondônia R$ 139.723,96 (cento e trinta e nove mil, setecentos e vinte e três reais e noventa e seis centavos), valor que engloba, também, a reforma e entrega de cinco salas administrativas e quatro banheiros.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é que os servidores do sistema penitenciário se capacitem de forma contínua, aprimorando as técnicas, administrativas e operacionais.
A diretora da Esep, Vanessa Krause afirmou que sempre foi um sonho promover cursos e treinamentos em um espaço próprio da Sejus. “Agradecemos o apoio da Polícia Civil, que inúmeras vezes foi parceira, disponibilizando seu espaço sempre que precisamos. Já deixo registrado que o nosso espaço também está de portas abertas para todas as forças de segurança que precisarem, pois essa união fortalece as forças policiais. Ressalto para os meus colegas de farda e todos os demais servidores que, esse espaço é nosso, para nossa integração, capacitação e desenvolvimento, pessoal e profissional”, destacou.
De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a inauguração do tatame fortalece a política de capacitação da Polícia Penal e demais servidores da Sejus. “Inaugurar o tatame com um curso direcionado às mulheres, evidencia uma temática fundamental para o fortalecimento das forças de segurança, que é a valorização e a promoção da igualdade de gênero dentro das instituições”, ressaltou.
CURSO INAUGURAL
Para inaugurar o tatame, a Esep ofertou o curso de Defesa Pessoal para Mulheres, que aborda técnicas para que as servidoras tenham maior segurança e agilidade nos procedimentos realizados, atendendo todos os protocolos.
CURSISTAS
O curso foi ministrado pelos policiais penais da Força Penal Nacional (FPN), Vânia Gutz, faixa preta de judô; Thiago Pascoal, graduado em artes marciais, e Douglas Gonzales, mestre em krav magá. Os ministrantes contaram com o auxílio dos policiais penais de Rondônia, Angelo Rafael, faixa roxa em jiu-jítsu e faixa preta em judô; e Rafael Lisboa, faixa preta em jiu-jítsu.
Participaram da formação 22 alunas, sendo 17 da Sejus, policiais penais e administrativas; 1 policial civil, 2 bombeiras militares, 1 policial penal da FPN e 1 policial penal da Penitenciária Penal de Porto Velho.