Publicada em 31/10/2023 às 15h09
PL – A “briga” interna do PL em Rondônia entre os senadores Jaime Bagattoli e Marcos Rogério não é simplesmente jogo de cena, apesar de ambos estarem quase sempre “batendo de frente”. Na campanha eleitoral de 2022 o presidente do diretório regional do PL era Marcos Rogério, que chegou ao segundo turno na disputa pelo Governo do Estado, como favorito, mas Marcos Rocha (UB) demonstrou ser mais competente no processo eleitoral e se reelegeu. Após a campanha a direção nacional do PL entregou o partido para Bagattoli, talvez uma retaliação pela derrota de Rogério, que “se achou” governador precocemente e perdeu uma eleição que, a princípio, estaria ganha, apesar de certeza mesmo somente com a abertura das urnas.
PL II – Com o comando do partido na mão Bagattoli iniciou uma peregrinação com colegas da cúpula estadual do partido filiando pessoas, já visando as eleições municipais, a prefeito e a vereador, de outubro do próximo ano. Interessante é que
Bagattoli sabia que perderia o comando do partido, e, a sua substituição com Rogério assumindo novamente o comando do PL em Rondônia foi uma surpresa, mas uma estratégia, lógico, com prejuízos para Bagattoli. Mas basta racionar um pouco sobre o difícil tema, o sistema político-partidária, que é possível a chegar a uma conclusão, que a mudança da mudança no comando do PL não foi casual, mas antevendo uma possível cassação do mandato do governador Marcos Rocha, que está sofrendo ações na Justiça envolvendo as eleições de 2022 com denúncias de compra de votos.
PL III – As ações que estão tramitando na Justiça estariam embasadas em denúncias de crimes eleitorais. No caso de condenação por crime eleitoral é cassada a chapa toda e não somente o candidato ao governo. Isso obrigaria a realização de novas eleições para governador. O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH) assumiria o cargo de chefe do Executivo Estadual, interinamente, e teria 90 dias para convocar novas eleições a governador e vice. Assumindo o comando do partido, Marcos Rogério comandaria todas as ações do PL no Estado, além de ser o candidato da sigla a governador e com amplas chances de conseguir se eleger. Lógico que tudo são hipóteses, mas certamente a recondução de Rogério à presidência regional do partido não foi por acaso, mas porque ele tem muito mais densidade eleitoral que Bagattoli. Quem viver verá...
Finados – Os usuários do transporte coletivo urbano de Porto Velho não terão problemas para visitar os cemitérios da cidade no Dia de Finados, quinta-feira (2). O titular da Secretaria de Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte-Semtran, Anderson Pereira anunciou, que a frota será ampliada nas linhas que dão acesso aos cemitérios como na linha do Bairro Triângulo, para o Cemitério Santo Antônio, o maior da capital. Basta o usuário se deslocar até a Avenida Rogério Weber e fazer a integração na Praça Jônatas Pedrosa rumo ao Triângulo. Também serão ampliadas as linhas ao Campus da Unir e Bairro Ulisses Guimarães interligando com os cemitérios Recanto da Paz e Jardim da Saudade. Estarão circulando durante o dia 46 ônibus coletivo, segundo Anderson Pereira.
Desmatamento – Rondônia registrou em setembro o menor índice de desmatamento na Região Amazônica em relação aos últimos 4 anos, segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental–Sedam, via Coordenadoria de Geociências–Cogeo, que utiliza o sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais–Inpe. A redução, segundo os dados levantados é de 70% no Estado. Resultado positivo e comemorado também na preservação da cobertura florestal, onde o encolhimento foi maior, chegando a 75,3%, segundo o Deter/Inpe com relação ao ano anterior. Nos territórios indígenas também ocorreu encolhimento do desmatamento e, segundo os dados foi de 72,94% no mesmo período se comparado a registros anteriores. Méritos para a Secretaria do Meio Ambiente, comandada pelo titular Marco Antônio Lagos que monitora, fiscaliza, controla e investe na educação ambiental.
Respigo
Há dias foram publicados os nomes do Procurador Regional Eleitoral (PRE) e do substituto, que estarão atuando nos próximos dois anos, em todos os Estados e distritos da Federação. Em Rondônia o titular é Leonardo Trevizan Caberlon e o substituto, Bruno Rodrigues Chaves com mandato de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2025 +++ Brasileirão A tem um jogo na noite de hoje, a partir das 18. Na fonte nova jogam Bahia e Fluminense, nono e oitavo colocados, respectivamente, mas o time baiano com dois jogos a menos +++ Movimentando intensa no segundo andar da Assembleia Legislativa (Ale), na manhã de hoje (31). Os Plenarinhos (I e II) onde são realizadas as reuniões das Comissão Permanentes da Casa do Povo estiveram lotados +++ Há semanas não se via mobilização tão intensa nas comissões, onde projetos, indicações, proposições são analisados antes se serem encaminhados ao plenário para discussão e votação. Ao todo são 15 comissões permanentes.